#005 – 35 dicas de campeão parte 2

16-“O que você consegue fazer na academia você tem que conseguir fazer no campeonato.” (Marcelo Garcia)

17- “Todo dia, ao acordar pela manhã, pise na sua vaidade.” (Álvaro Barreto)

18-“Prime pela finalização, mas jamais desconsidere o tempo e a matemática dos pontos. Saiba usar a regra e, sobretudo, a tática.” (Fernando Margarida)

19-“Treinar só com os parceiro de sempre deixa o treino manjado. Você paga por isso na competição.” (Rodrigo Minotauro)

20- “O campeão não pode perder as posições que conquista. Tem que ser justo, amassar o adversário quando passa e não dar espaços quando esta por baixo, sempre mantendo pegadas e ganchos firmes. O campeão sabe impor pressão, busca a eficiência em todos os estágios do combate.” (Ronaldo Jacaré)

21-“Ser estratégico não basta. Antes vem o fato de ser completo. Se você tiver um Jiu-Jitsu cheio de carências,a estratégia não funciona na pratica. A virtude do campeão é ser capaz de aplicar a tática que traça, ele tem versatilidade e conhecimento para isso.” (Marcio pé de Pano)

22-“Foco é fundamental. Todas as suas atenções devem convergir para o título. A medalha de ouro deve ser um alvo claro no seu treinamento, o campeão não se deixa dispersar.” (Amaury Bitetti)

23-“O gás não pode deixar o campeão na mão. Tenha um bom preparo físico, saiba dosar a energia ao longo das lutas, aprenda a respirar, encontre a categoria de peso em que o seu corpo atue de forma mais eficiente e prime pela técnica, pois quem se baseia na força bruta cansa rápido.” (Zé Mario Sperry)

24-“Aprenda com a derrota. Muitos lutadores só absorvem negatividade quando perdem. Entram em depressão, culpam Deus e o mundo pelo resultado e, ás vezes, até dão a carreira por encerrada. O campeão usa as derrotas para refletir sobre o que pode melhorar. Aprende as incríveis lições que lhe foram passadas e que farão com que suas chances de derrota sejam reduzidas drasticamente na próxima vez.” (Martin Rooney)

25-“O campeão precisa ter paciência. Gosto da metáora do cara que está se afogando. Se ele começar a se debater, vai perder oxigênio mais rápido e pode tomar decisões precipitadas. Começar a nadar de qualquer jeito pode levá-lo ainda mais para o fundo. Agora, se ele estiver calmo, pode chegar a tona com muito mais facilidade. O mesmo se aplica ao Jiu-Jitsu. Se o sujeito que está sofrendo o golpe decide se debater de qualquer forma para tentar sair da posição, ele pode simplesmente estar se movimentando a favor do ajuste do golpe.” (Roger Gracie)

26-“O campeão aquele que simplesmente é o melhor no dia do campeonato. Ele é o atleta que, naquele especifico dia, comete o menor numero de erros e tira vantagem das melhores oportunidades. ” ( Martin Rooney)

27-“Campeonato não prova quem tem o Jiu-Jitsu mais refinado, mas sim o Jiu-Jitsu mais competitivo.” ( Saulo Ribeiro)

28-“Invista no auto conhecimento. O campeão consegue entender suas limitações e sai em busca do que precisa para superá-las. Não fique esperando que alguém mostre o caminho.” (Carlos Gracie Jr)

29-“Cuidado com a euforia. Procure pela serenidade. (Carlos Gracie Jr.)

30-“O campeão deve se perguntar: Se eu fosse competir contra mim mesmo, o que eu treinaria para me vencer? . é uma dica simples, mas que funciona para você montar seu plano de treinos e sua estratégia de luta.” (Léo Viera)

31-“Esqueça as vitórias e os títulos do passado. Eles não contam nada para desafios futuros. O fato de um escritor ter conquistado o prêmio Nobel simplesmente não credencia o seu próximo livro. Ele terá que se aplicar igualmente ou ainda mais para manter o nível da obra. Da mesma forma, o campeão deve buscar a evolução sempre.” (Flavio Canto)

32-“Seja generoso com você mesmo e não sucumba a uma demasiada auto crítica. Se você for muito duro com você mesmo, você pode desanimar ao longo do treinamento, perder a motivação. O campeão sabe equilibrar as críticas com auto-afirmação de suas virtude e de seus potenciais.” (Martin Rooney)

33-“Dar aulas pode ser uma boa opção para o campeão evoluir tecnicamente. Você acaba se dando conta de detalhes sobre vários mecanismos, das razões para certos golpes darem certo ou errado, enfim ensinar pode ser uma forma de se tornar mais eficiente de modo geral, inclusive como competidor.” (Demian Maia)

34-“Nunca se dê a opção de não ir treinar.” (Robert Drysdale)

35-“Para ser campeão, o atleta tem que viver como um campeão, não basta simplesmente ir a um campeonato.” (Rani Yahya)

(Extraído da revista Graciemag #156 fevereiro de 2010 ano XV)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *